UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: TIC's
Aplicada a Educação
PROF.ª MSc. TERESA
KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
ACADÊMICO (A):
Lindalva Brasil Dias Ferreira
Atividade 5
Sugestão de aula
OBSERVANDO UM RIM FRESCO
Consiga rins de porco em um açougue.
A turma, dividida em grupos, poderá realizar a observação do rim cortado longitudinalmente (veja foto)
Solicite que os alunos façam um desenho (como o da figura abaixo), indicando as estruturas abaixo:
• cápsula de proteção do rim;
• córtex renal;
• medula renal;
• artéria e veia;
• pélvis renal (bacinete)
• ureter (se houver)
MODELO DE FILTRAÇÃO NO NÉFRON
O PROFESSOR DEVERÁ MONTAR O MODELO ABAIXO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E EXPOR O SEU FUNCIONAMENTO PARA OS ALUNOS.
MATERIAL: Utilizando material reciclável como caixas de papelão,
pedaços de caixas de ovos e cola quente monte uma estrutura como a
apresentada na foto.
Explique que o rim é composto por milhares de NÉFRONS, unidades
funcionais que purificam o sangue. Os néfrons possuem porções distintas
onde ocorre a filtração e reabsorção de substâncias importantes que não
podem ser eliminadas. Células sanguíneas normalmente não são filtradas.
É fácil montar um equipamento que representa a filtração e reabsorção de substâncias ocorrida nos néfrons.
A primeira rampa tem uma abertura que não deixa passar as bolas
maiores e deixa passar as bolas médias e pequenas. Na terceira rampa,
apenas as bolas pequenas passam pela abertura. As bolas médias não
passam, voltando para o local onde estão as bolas grandes.
Representações deste modelo:
• a estrutura de cartão representa o néfron;
• as bolas brancas - grandes representam as células do sangue (que não saem do sangue);
• as bolas incolores - médias representam a glicose e outras substâncias (que são reabsorvidas em outro segmento do néfron);
• as bolas verdes – pequenas são retiradas do sangu e e seguem para a formação da urina.
Importante – A água não está representada no modelo, mas
também é filtrada e reabsorvida em grande parte, de acordo com a pressão
osmótica do sangue e permeabilidade dos tubos renais.
Aula 2
Esta aula será o momento de sistematizar as informações apresentadas e ampliar os conhecimentos em relação ao assunto.
Inicialmente oriente os alunos para que acessem os seguintes recursos (imagens) do Portal do Professor:
Répteis: rins de serpente
Répteis: rins de serpente http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/5876/pelve_renal_oxirhopus_femea.jpg
Rins de anuro
Rins de anuro
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=5198
Mamíferos: rins
Mamíferos: rins
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8906/rins_camundongo.jpg
• Quais as semelhanças entre as imagens?
Solicite também que os alunos acessem o OBJETO EDUCACIONAL “Fisiologia - Sistema Urinário”. Nesse hipertexto, disponível no endereço abaixo deverão explorar as diversas telas respondendo em seus cadernos as questões que seguem.http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2987
ou
http://www.planetabio.com/excrecao.html
Tela RINS
• Qual a constituição do Sistema Urinário?
Néfrons - Telas 1, 2, 3, 4 e 5
• Quais as regiões do Néfron?
• O que é glomérulo renal? Que substâncias são filtradas aqui?
• Que substâncias são reabsorvidas nos túbulos renais?
• Qual a composição básica da urina?
• Explique resumidamente como é controlada a reabsorção de água nos tubos renais.
• Qual o papel do hormônio aldosterona produzido pelas glândulas supra-renais?
• Qual a diferneça entre FILTRADO GLOMERULAR e URINA?
Excretas – Telas 1, 2 e 3
• Como surge o subproduto AMÔNIA e como ela é eliminada pelos diferentes vertebrados?
• Como a AMÔNIA é eliminada do corpo humano?
• Qual a diferença entre animais: AMONIOTÉLICOS, UREOTÉLICOS e URIC OTÉLICOS? Em qual deles a excreta é mais tóxica?
Dica! – Devido à extensão das atividades oriente os alunos para que realizem esta pesquisa com tranqüilidade e continuem na aula seguinte.
Aula 3
Dê continuidade à pesquisa (respostas para as questões) iniciada na aula anterior.
Complementando
as informações obtidas no hipertexto oriente para que os alunos acessem
o recurso do Portal do Professor “Animais que excretam uréia”,
disponível no endereço abaixo.
Animais que excretam uréia
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10550/excrecao-peixe_anfibio.swf
Utilize uma parte da aula para fazer a correção das respostas pesquisadas.
IMPORTANTE: na verdade não é objetivo principal desta aula o
aluno concluir se a ingestão de urina é benéfica ou não para a saúde.
Importante sim é que eles conheçam a importância do sistema urinário e
desenvolvam a reflexão sobre essa questão.
Ainda não existem pesquisas científicas que comprovem a ingestão de urina como benéfica ao organismo.
De qualquer maneira a urina é um resíduo eliminado pelo organismo, o que leva a crer que ela não é mais necessária.
É
possível que por problemas fisiológicos ocorra a perda de substâncias
importantes na urina. Correto é, então, repor tais substâncias e
corrigir o problema fisiológico para evitar tais perdas.
Considerando a importância do funcionamento do sistema urinário no
processo de excreção, peça que os alunos, em grupos, pesquisem sobre as
proposições abaixo e elaborem painéis (cartazes) para divulgação na
turma.
• Que medidas podem ser adotadas para manter a saúde do sistema urinário?
• Quais as dificuldades enfrentadas por pessoas com problemas renais que necessitam realizar hemodiálise?
• Qual a situação nacional e mundial em relação à prática de transplantes de rim?
Solicite que os alunos, em duplas ou pequenos grupos produzam
cartazes ou maquetes que representem o sistema urinário, utilizando os
conceito s básicos desenvolvidos nas aulas.
Dica! – Poderão desenvolver uma campanha sobre a importância
da doação de órgãos, destacand o as dificul dades enf rentadas por
pessoas que necessitam de transplantes de rim.Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|---|
Animais que excretam uréia | Animação/simulação |
Recursos Complementares
Texto com informações sobre a URINA.
http://www.professoraangela.kit.net/urinalise4.htm
http://www.professoraangela.kit.net/urinalise4.htm
Neste sítio os alunos deverão arrastar os nomes das partes do rim nos
seus respectivos lugares da legenda. Na verificação podem ver a
porcentagem de acerto e tentar outras vezes.
http://www.netxplica.com/Verifica/9_rim.htm Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades,
inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes,
analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do
diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Solicite que os alunos apresentem as atividades realizadas no laboratório de informática na aula 2. Uma descrição das práticas apresentadas também é útil para verificar a compreensão dos conceitos trabalhados na aula 1.
Da mesma forma, as produções solicitadas na prática social final poderão ser úteis para demonstrar o desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas.
Solicite que os alunos apresentem as atividades realizadas no laboratório de informática na aula 2. Uma descrição das práticas apresentadas também é útil para verificar a compreensão dos conceitos trabalhados na aula 1.
Da mesma forma, as produções solicitadas na prática social final poderão ser úteis para demonstrar o desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas.
Opinião de quem acessou
MENTA, Eziquiel; PLIESSNIG, Alfredo Francisco; MELLO, Rosangela Menta. Eliminando Impurezas/ sistema excretor 2014. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8770>. Acesso em: 22 de abr. 2014.
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