terça-feira, 29 de abril de 2014



UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA


DISCIPLINA: TIC's Aplicada a Educação

PROF.ª MSc. TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE

ACADÊMICO (A): Lindalva Brasil Dias Ferreira
Atividade 6: Portas Curtas

O site Portas Curtas é um programa mantido pela Petrobras o qual oferta vários links, optei por escolher um espaço intitulado Curta na Escola o qual apresenta uma infinidade de filmes, deste acervo selecionei o vídeo ao som da famosa canção de Vinícius, um mímico se diverte construindo uma casa que só é visível para quem acredita na história. Através deste vídeo o portal sugeriu as disciplinas que podem ser trabalhadas como; Artes, Língua Portuguesa , dá dicas sobre a faixa etária de 7 a 10 anos.
Aproveitei o plano que foi indicado pelo espaço o qual colei abaixo pois achei interessa.

Introdução:
A partir da linguagem mímica, utilizada pelo personagem da animação, pretendemos trabalhar a linguagem corporal e audiovisual como forma de expressão e comunicação.
Objetivo:
- Compreender o audiovisual como um forma de linguagem, de expressão e comunicação (compreensão textual do vídeo)
Analisar, compor e recompor linguisticamente palavras-chave da letra da música apresentada no vídeo. - Conhecer tipos
moradia e reconhecer a importância e valor do próprio lar. - Identificar a mímica como linguagem através dos gestos
corporais.
Situação Didática
- Explorar conhecimentos prévios dos alunos, a partir do título do vídeo. - Exibição do vídeo. - Roda de conversa sobre o vídeo. - Exploração de tipos de moradia e importância de um lar. - Leitura com compreensão da letra da música. - Destaque das palavras-chave da letra da música. - Análise fonológica e linguística das palavras: CASA, TETO, CHÃO, REDE, PAREDE
PENICO, ESMERO, BOBO, ZERO, explorando palavras que rimam. - Discussão sobre o que é mímica e a sua importância como linguagem. - Identificar significado das palavras desconhecidas pelos alunos, a partir do uso do dicionário. - Ditado
palavras-chave do texto (produção escrita). Recursos: Notebook, caixas de som, papéis ofício, quadro, pincel, dicionário,
lápis de cor.
Comentário:
Palavras-chaves: Mímica linguagem música. Plano de aula produzido por Daniele Facundo de Paula (com adaptações de
Talita Cavalcante

Referencia:

PEREIRA, Eliane Candida.Possibilidades de aplicabilidades pedagógicas .2004.Disponível em:<http://www.curtanaescola.org.br/>. Acesso em 29 de abr.2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário